RENATO RIBEIRO LIDERA PESQUISA COMO SEGUNDA OPÇÃO DE VOTO EM CATALÃO
Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Direct Pesquisas trouxe resultados interessantes para a corrida à prefeitura de Catalão. Renato Ribeiro, pré-candidato pelo PL, teve destaque em um cenário que perguntava aos eleitores quem seria a opção de segundo voto, ganhando em primeiro lugar dentre os candidatos.
Com 19,8% das intenções de voto em uma chapa de prefeito e vice-prefeito, Renato e seu parceiro de chapa, João Marciano, lideram as preferências como segunda opção. Esses números colocam Renato à frente de outros candidatos, incluindo Elder Galdino e Marília Sebba, que vêm logo atrás com 18,5%.
Podemos atribuir a popularidade de Renato como candidato de segunda escolha à longa rivalidade entre os grupos políticos lideradas pelo atual prefeito Adib Elias e o ex-prefeito Jardel Sebba, agora representado pelo seu filho Gustavo Sebba, que vem dando continuidade à disputa com o grupo de Adib Elias.
Jardel e Adib já disputaram a prefeitura de Catalão, com direito a processo por parte de Adib, onde ele reivindicava o mandato de Jardel e o acusava de uso indevido dos meios de comunicação na campanha de 2012. Adib perdeu o processo por seis votos a zero.
Recentemente, em entrevista a um jornal da capital, Gustavo Sebba veio a público acusar o atual prefeito sobre manipulação política por conta de uma pesquisa que demonstrou o crescimento do pré-candidato à prefeitura, Velomar Rios em 15 pontos.
“Eu não acredito nesse crescimento tão rápido. Primeiro, soltaram uma pesquisa em que Velomar teria 30 e poucos por cento, eu 27 e o Elder 15; 15 dias depois eu caí para a metade e ele cresceu 15 pontos. Isso não existe… Eu entendo que isso é um movimento do grupo do prefeito, que não quer a candidatura de Nelson Fayad e, para tentar descredibilizar uma possível candidatura do Nelson, tenta manipular alguma pesquisa para poder falar que não dá para ser o Nelson, tem que ser o Velomar”, criticou o deputado.
Em meio a tantos anos de disputa política entre Adib e os Sebbas, o cenário político de Catalão tem uma nova divergência formada com Velomar sendo o escolhido de Adib para substituí-lo e com os Sebbas indicando Marília como vice de Elder Galdino.
Assim, fica fácil concluir porque Renato Ribeiro, até então considerado a segunda opção por muitos eleitores, se garante como uma alternativa de consenso. Sua capacidade de pacificar os votos e unir o eleitorado o faz ser a escolha atrativa para aqueles que desejam evitar a vitória do “outro lado”.