Ucrânia avança e guerra finalmente chega ao território russo
Na última semana, a Ucrânia realizou um de seus ataques mais importantes desde o início da guerra contra a Rússia, iniciada em 24 de fevereiro de 2022.
No dia 30 de agosto, drones explosivos atingiram seis cidades russas a mais de 600 quilômetros de Kiev: Kaluga, Ryazan, Bryansk, Orlov, Moscou e Pskov, onde ao menos dois aviões cargueiros raros, modelo soviético IL-76, e outras aeronaves menores, usadas para transporte militar, foram destruídos.
Além de aviões, um depósito de combustível e uma fábrica de equipamentos eletrônicos também sofreram perdas na região próxima a Moscou.
Avanço na linha de defesa
Apesar do avanço ainda ser pequeno em comparação à destruição causada pela Rússia, generais de Kiev afirmaram à BBC que acreditam em uma aceleração no ritmo da contraofensiva nos próximos meses.
Uma das provas disso é que a defesa ucraniana iniciou um movimento de retomada dos territórios anexados pelo Exército de Putin em junho deste ano, começando por regiões ao sul como Rivnopil e Urojaine, cidades consideradas já perdidas por Moscou.