Política

Reconhecida como Patrimônio Imaterial de Goiás, Festa do Rosário recebe homenagem da Prefeitura de Catalão

Reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano, a Festa de Nossa Senhora do Rosário recebeu homenagem da Prefeitura de Catalão. Sancionada pelo governador Ronaldo Caiado e publicada no Diário Oficial do Estado, a Lei Estadual nº 23.176, de 27 de dezembro de 2024, foi iniciativa do deputado estadual catalano Jamil Calife. Nesta quinta-feira (9/1), o prefeito Velomar Rios reuniu congadeiros, capitães, membros da diretoria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, vereadores e secretários municipais para dar reconhecimento ao título.


Velomar Rios, que já foi festeiro da Festa de Nossa Senhora do Rosário, em 2007, planeja que o evento também tenha destaque em nível nacional e que Catalão seja reconhecida como a “Capital da Congada Nacional”. “Recebemos o reconhecimento em Goiás. Entramos para o calendário cultural e turístico do Estado. Agora, vamos buscar o nacional. Vamos trabalhar unidos para que isso aconteça”, ressaltou o prefeito.
Durante a campanha, Velomar Rios se comprometeu a criar uma diretoria exclusiva para tratar da Festa do Rosário. “Temos de pensar na Festa do Rosário o ano inteiro, elaborar projetos e buscar fomento para o evento”, destacou. Com forte influência da cultura mineira, em 2026 a Festa do Rosário completa 150 anos.
Para o deputado estadual Jamil Calife, a festa é muito mais do que um evento religioso e folclórico. “A Festa do Rosário é uma expressão cultural de extrema relevância para Goiás. Porém, ainda não tem o mesmo reconhecimento de outras festas goianas, como as Cavalhadas. Demos o primeiro passo com o título de Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano para termos esse reconhecimento”, frisou o deputado, destacando ainda o impacto social e econômico do evento, que atrai milhares de fiéis e turistas a Catalão todos os anos.